Jazz e samba
É inquestionável o papel primordial dos negros na origem do jazz. Foram os negros, recém-libertos e oriundos do continente africano, que fomentaram, moldaram e, ainda que aleatoriamente, criaram o jazz nos EUA. Uma pergunta que caberia é por que esse estilo musical não foi criado pelos escravos no Brasil, também negros e, quase sempre, oriundos da mesma região. A resposta está no contexto histórico e nas práticas culturais locais distintas. Nos EUA, os escravos foram proibidos por seus senhores de fazer batucada, pois temiam um contato cifrado entre os negros que incitasse à rebelião ou invocasse espíritos malévolos. Além disso, já havia certa aproximação entre alguns escravos e seus patrões, possibilitando um acesso inicial ao piano ou ao violino. E, mais importante, com o fim da Guerra de Secessão, em 1865, muitos instrumentos utilizados pelas bandas militares foram abandonados nos campos de batalha, principalmente a corneta, a tuba e a clarineta. Já no Brasil, não houve proibição pelos senhores de engenho de que os negros tocassem seus tambores. Por isso, em virtude do cultivo da melodia pelos escravos nos EUA, surgiu o jazz. No Brasil, em contrapartida, houve um favorecimento do ritmo, o que aprimorou a nossa bateria. Caaanta, Mangueeeiraaa!
6 Comments:
Não sei que jazzista veio ao Brasil e resolveu ir tocar com não sei quem daqui. E foi advertido por outro jazzista (que também não sei quem é): "Não se meta à besta com estes caras. Você vai se perder neste ritmo maluco..."
Muito bom o texto. Explica o assunto com brevidade e exatidão.
entào isso não faz parte da língua?
Caro Juca, também não sei de quem se trata, mas o conselho foi muito oportuno.
Denis, não entendi a sua pergunta!
até os noosos negros são piores. êta paizínho
Anônimo, não seja leviano. Leia o comentário de Juca Azevedo. Ele definiu a diferença: os negros americanos lapidaram a melodia; os nossos, o ritmo(= bateria).
Postar um comentário
<< Home