Gosto não se discute, se lamenta
No último domingo, durante o semanário Manhattan Connection (GNT), o economista Ricardo Amorim disse que o maior pintor holandês de todos os tempos foi Van Gogh. O tema em pauta era uma grande exposição na Big Apple sobre Rembrandt. É ponto pacífico que gosto não se discute, principalmente em arte. Mas discordo de Amorim. Como já escrevi neste blog, para mim nenhum pintor se compara a Rembrandt. Curioso notar que, dentre os quadros mais caros vendidos no mundo para museus e colecionadores, há muitos Van Goghs e nenhum Rembrandt. Seria esse um argumento a favor do jovem economista? O preço é o melhor parâmetro para se classificar uma obra de arte como superior a outra?
15 Comments:
Amigo, o preço pode ser sim. Mas o que acontece é que ninguém é maluco de vender um Rembrandt!
POIS É QUERIDO MESTRE CONSELHEIRO MARCELO. EU GOSTO DEMAIS DESTE "CULTURA E CRÍTICA"E POR LEIO,ESCREVO E NA MAIORIA DAS VEZES CONCORDO COM VC,REMBRANDT É MAGNÍFICO!
Helena, ainda em caixa alta?
Dennis, a resposta é exatamente esta: como não há Rembrandt a venda, então é possível que Van Gogh seja o pintor holandês mais bem cotado.
P.S.:Só como curiosidade, o quadro mais caro já vendido foi um Klimt."Adele Bloch Bauer I", a mulher retratada por Gustav Klimt, vale 135 milhões de dólares!
PEDPAULO?!? EU ABRI EXCESSÃO PARA VC NAQUELES DIAS EM QUE LHE EXPLIQUEI A MINHA PERDA AUDITIVA, MAS A VIDA CONTINUA E TENHO POUCO TEMPO NO ACESSA -SP.. E VC PREFERE QUEM? EOU É OUTRO COMPLETAMENTE DIFERENTE, EU TAMBÉM ADORO O GOYA, ELE E REMBRANDT .
VC ACHA MUITO RUIM U POSTAR EM CAIXA ALTA?
BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Querido pedpaulo você viu que tem uma foto de uma pintura do Goya no Hobs logo abaixo no "Extremos"?
Realmente, gosto não se discute...
Carol, você é mais Van Gogh?
Dennis, são pintores com estilos diferentes, não tem como comparar...
OK, mas se você fosse obrigada a escolher um caso deles, quem seria?
Ia depender da decoração da minha casa hahahaha
Então na minha casa só dá pra ter Basquiat...
Particularmente, eu prefiro Vermeer. Realmente gosto não se discute.
Gosto não se discute mesmo. é a avaliação dele. E acho que como são estilos diferentes, eu pelo menos vejo diferente, não deve se comparar.
Liliane de Paula
Gosto não se discute, mas a discussão do post tbm está longe de ser lamentável.
Postar um comentário
<< Home