Niemeyer, o último cético?
Harold Bloom diz que o mais belo ensaio de Montaigne foi aquele escrito por último, "Sobre a Experiência". Tenho de dizer que compartilho dessa opinião. É interessante notar como a velhice, que deveria tornar a maioria dos homens mais sábia, faz com que as pessoas passem a tratar o tema da morte com mais frequência e detimento. Esse foi o caso, além do sábio de Périgord, de Goethe, Emerson, Nietzsche e Freud, dentre outros. Na última semana, vagueando pelo site ALDAILY, encontrei algumas entrevistas bastante exemplares. Uma delas, imperdível, foi dada por Alexander Solzhenitsyn para a revista "Der Spiegel". O título da matéria, ilustrada por uma foto em que o escritor russo (por uma dessas infelizes ironias do destino) muito se parece com o atual Fidel Castro, é "I am not afraid of death". Há uma declaração curiosa quando indagado a respeito da religião:"Para mim, a fé é o alicerce e o apoio para a vida". Outra entrevista obrigatória é aquela que foi dada pelo filósofo Ernst Tugendhat. Perguntou o jornalista: "Professor Tugendhat, your most recent philosophy deals with fear of death. When was the first time you experienced this fear?". Isto todos sabem, que a vida apresenta fases com enfoques reflexivos e preocupações diferentes. Goethe escreveu que a criança é um realista, o jovem um idealista, o homem adulto um cético, o homem idoso um místico. Fico me perguntando, perturbado pela curiosidade, se o famoso arquiteto e materialista brasileiro Oscar Niemeyer terá se convertido ao tal misticismo...
12 Comments:
Detectei talvez um prazer mórbido em observar essa conversão mística? Mais sintomas niilistas. Estou ficando preocupado...
Deixem o velhinho bater com as dez em paz!
Kx, não imagino o momento de minha conversão, mas parece um fato inescapável, até para o mais incrédulo dentre todos os incrédulos. Será um prazer mórbido ou apenas curiosidade genuína em relação a Niemeyer?
P.S.: O "velhinho" não gostaria de ler esse comentário...
pelos dizeres de Niemeyer, ele não parece convertido, não.
Como vc pode dizer isso, r.o.? Não captei a profundidade.
O importante é a VIDA!!!, Ped Paulo.
Não acho a conversão algo determinado, Amigo.
Será que precisarei passar por provações para me considerar ateu? Isso termina por se transformar em um tipo de gnose e daí para uma metafísica é um simples passo! Assumamos então, que só existem ateus vivos!
Ou pelo menos, não moribundos... rsrsrsrs
Kx, parece mas não é inescapável. Lembre-se do velho Darcy Ribeiro, que agonizou bradando não acreditar em Deus...
quem já superou a necessidade de discutir a existência de Deus, que não existe mesmo, leva uma vida mais feliz.
E NESTE DO NIEMEYER TBM FUI CENSURADO.PROTESTO.NÃO HÁ PROBLEMA NENHUM NO PC.
ENTÃO DEIXE-ME PELO MENOS DIZER-LHES QUE É MUITA INDELICADEZA DA PARTE DQA MOÇADA FICAR COM ESSE TIPO DE PRECONCEITO,QUE É ISSO DE "VELHINHO",O NIE É TUDO,ALÉM DE SER O ÚLTIMO COMUNISTA AINDA CASOU COM QUASE 100ANOS COM UMA SUPER MULHER!
Repito, não censurei ninguém!
Postar um comentário
<< Home