As camadas de Carpeaux
Philosopher in Meditation , byRembrandt van Rijn, 1632
Pode parecer uma heresia, mas eu poderia dedicar todo o tempo da minha vida a conhecer, estudar e redescobrir a obra de apenas dois pintores: Rembrandt e Velásquez. Escrevo isso porque hoje é sábado, raro dia de ócio contemplativo, em que aproveito o dolce far niente para apreciar, sem pressa, o insuperável mestre holandês. É curioso como nesses momentos sempre rememoro um ensaio de O.M. Carpeaux, que falava das três "camadas" da arte. A primeira camada é constituída pelo ambiente social do artista e, por isso mesmo, está sujeita à dialética histórica. Já a segunda, diz respeito ao talento individual, às qualidades pictóricas, ao gênio do pintor. E a última, para citar Georges Braque, "é a arte em si, a arte que apresenta o aspecto visível de mundos invisíveis". Ave Carpeaux!
6 Comments:
Ave Carpeaux! Ave Rembrandt! Ave Montaigne!
aproveitando...: alguma sugestão para uma inciante conhecer um pouco mais de arte? algum livro? curso de história da arte ajudaria? mais curiosidade?
abs
:-)
Cara Viviane, várias são as sugestões. Para começar, tente A História da Arte, de Ernst Gombrich, em português. Depois, conforme as suas impressões desse livro, poderei sugerir outros. Aproveite, mas lembre-se: procure ouvir outras opiniões.
Domingo pela manhã vi um documentário sobre Rembrandt, num canal da tv aberta...
-
O documentário não era lá essas coisas mas cheguei a chorar emocionado. A arte do holandês é assustadora e esse assombro é a revelação da diferença entre um gênio (ele) e o comum (eu).
-
Sem dor, sem ser Carpeaux nem o amigo de Montaigne, mesmo assim me curvo humano: Ave, arte!
-
Abraço do sertão.
oi amigo de montaigne
obrigada pela sugestão! vou ler sim. primeiro irei terminar o trabalho que estou fazendo (e preciso terminar no prazo) e me dedicar à arte, ler mais literatura... esses são os meus planos, e começarei com esse livro.
depois disso vou te pedir mais, sim.
OBRIGADA!!!
abraço
Caro Tarcio, o primeiro e mais importante passo é ser tocado pela arte de Rembrandt. O resto, é conseqüência...Abraço da "metrópole"!
Cara Viviane, boa leitura!
Postar um comentário
<< Home