"Sou ateu"
Acabo de ler no caderno "Aliás" do Estadão de hoje matéria da jornalista Patrícia Campos Mello. O título escolhido não poderia ser melhor: "Ateus saindo do armário? Graças a Deus!". O artigo comenta a declaração do deputado americano Pete Stark, da Califórnia, que foi o primeiro político da História a declarar publicamente: eu sou ateu. Nunca antes a sociedade dos EUA foi tão reacionária e fortaleceu tanto as organizações da direita cristã como no governo Bush. Dessa maneira, a declaração de Stark foi vista com entusiasmo pelos mais de 30 milhões de americanos ateus (14% da população) que se sentiam sufocados pelo discurso criacionista fanático, responsável pelo retrocesso na pesquisa com células-tronco e pela disseminação da abstinência sexual como método anticoncepcional, sem falar da negação das teorias- mais que certas - de Darwin. O grande problema criado pela declaração, paradoxalmente, foi a debandada, de dentro do armário, de alguns ateus radicais, evangelistas da não-religião. Esse ateus xiitas podem pôr tudo a perder, talvez. Torço (pois não rezo) pelo contrário. Que Darwin nos salve!
9 Comments:
Uma pena que voce nao reze. Precisei sofrer muito na vida para descobrir que os desígnios divinos são sempre certos. Deus o abençoará e então tudo se tornará amor e luz na sua vida.
Mesmo com todo a nossa mistura religiosa, se declarar ateu, aqui no Brasil, ainda é quase como falar que tem uma doença contagiosa, você é analisado imediatamente por olhos de raio-x e depois considerado como alguém sem o mesmo valor que uma pessoa com fé. Imagine isso lá onde o Bush foi reeleito por ser considerado um bom cristão? Quanto aos ateus xiitas, vamos torcer...
O grande problema é sempre a intolerância. Crer ou não em Deus não deve ser parâmetro para julgar e dividir as pessoas em dois grupos: os bons e os maus. A melhor conduta é a Ética do bem, o simples "não fazer aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem para você".
O único Ser tolernate e supremo é Jesus Cristo
Já que estamos falando de Montaigne aludamos a uma pequena frase eclesiástica compilada por um ateu agnóstico alcoólatra:Dieu a donné aux hommes le gôut de savoir pour les tourmenter.
Senão vejamos: Que l'homme élève sa pensée,mais qu'il reste mortel.(Euripide,dans Stobée,l'Orgueil).O que mais de bonito um ateu convicto poderia dizer...
Sim, o homem só vive porque está consciente de sua finitude. A idéia de um Deus é imortal, pelo menos pelos próximos 200 anos.
Homme,tu ne sais pas ceci te convient,ou cela,ni si les dieux te sont nécessaires.
Je suis homme,et considère que rien d'humain ne m'est étranger.
La vie que nous vivons, est-elle la vie,ou est que nous appelons mort qui est vie?
~Tres pensamentos aforísticos simples e convincentes que devem ser analisados pelos bons ateus que andam por aí afora...
Caros amigos ateus
Nestes tempos negros de asneiras globais ecològicamente mal divulgadas gostaria de recomendar a todos uma obra maravilhosa muito pouco conhecida e divulgada no Brasil mas que merece a atençao de todos os bloguistas e blogueiros.Trata-se de Opúsculos Morais de Giacomo Leopardi...Uma das pérolas dele diz que a Natureza age como se nos desconhecesse...Nada melhor do que esta pequena "oração".pois no meu tempo frase com verbo assim o era,para que quebrar todo este Antropocentrismo orgulhoso que há de nos destruir com a tranquilidade que a Natureza já utilizou para levar outras espécies para o ostracismo divino.Após a leitura de Leopardi recomendo leituras modernas de Richard Dawkins e John Gray não para dizer que Giacomo não era um modernista perfeito.
Um belateu...orgulhoso da leitura que faço dos grandes e singelos mestres.
Postar um comentário
<< Home