O espectador como ator
"A arte torna-se uma generalidade, um processo antes de mais nada existencial e, conseqüentemente, filosófico". Vilém Flusser (Praga,1920-São Paulo,1992).
Poucas obras de arte exigem mais reflexão e são dotadas de tantos significados como Las Meninas, de Velásquez. Para quem quiser saber um pouco mais, recomendo "As palavras e as coisas ", de Michel Foucault. Só para instigar: divida o quadro a partir de uma linha diagonal que se inicie no canto superior direito; note que há um nítido predomínio de linha curvas na metade inferior direita, enquanto predominam as linhas retas na outra metade. Está iniciado o primeiro debate filosófico que a obra sugere...
4 Comments:
A arte precisa ser tão complicada assim???????????????
Vc é da FFLCH? tem cara, opsss!!! nada de Lombroso, tem o perfil!
Adorei o espaço, genial!!!!! arte é tudo, o que seria de nós sem ela???
Foucault, sempre que lembro dele, lembro de quando entrei na universidade e dei de cara com Eu, Peirre Riviere que Degolei, minha mãe, minha irmã e meu irmão. Um livro pequeno, na capa "as marcas do sangue" assim começava estudar a história do Quotidiano!
Depois os Annales e lá estava Foucault, bem depois Vigiar e punir... e agora estou aqui, olhando tudo isso e feliz por ter passado no blog do meu amigo e encontrado seu blog!
sem contar que Montaigne é um capítulo que merece muitoooo mais consideração!
ps: eu sou assim um pouco metida na vida alheia, por isso se for a sua praia e vc curtir o assunto, faça um poste sobre o Erasmo de Rotterdam e o Elogio da Loucura!
Beijos felizes!
Taty
http://tatyana.legal.zip.net
Anônimo, a complicação da arte depende de quem a observa, apenas. Quanto mais simples somos, mais óbvia os significados imediatos da arte. Portanto, a arte é democrática: todos a aproveitam de alguma forma.
Não, não sou da FFLCH...
Que bom que esteja aproveitando o blog!
Postar um comentário
<< Home