Luto
Em tempos de Guerra, em que o judeu Caio Blinder defende a invasão de Gaza e o descendente de libaneses Milton Hatoum fala em "Shoá infantil" na Palestina, parcialidade de opinião é a tônica. Há informação imparcial? Seria a imparcialidade um desejo sempre adiado em se tratando de conflitos entre seres humanos, de ciências humanas? Para Karl Mannheim, o contexto social molda as nossas opiniões e descarta a filosofia, que exige, nas palavras de Hannah Arendt, o "isolamento do eu", posto aqui que isolamento e solidão não são sinônimos na dialética arendtiana. Estou a procura de uma teorização mannheiniana ou filosófica isenta o bastante para enxergar melhor o atual conflito entre árabes e israelenses. Ainda não a encontrei. Certo está que ambos os lados são perdedores. Não há vitória quando pais choram a morte de filhos, sejam eles muçulmanos ou judeus. Blog em luto.
3 Comments:
AOS LEITORES:
Não publicarei qualquer comentário de teor antissemita. Este blog é espaço destinado à manifestação de idéias embasadas em argumentos que estão muito além da mera e obtusa opinião de alguns poucos seres abomináveis. Continuo dizendo: essa guerra é uma grande insensatez.
Amigo,
Penso que a intolerância de ambos os lados deve ser atacada de dentro para fora. Os radicais de cada um dos lados devem ser combatidos pelos seus próprios pares. Essa guerra, de fato, é uma grande insensatez. Parece lutar contra uma lei da física, que é intangível; desconsidera, também, a História que precede os povos atuais. É uma questão de simples operação aritmética: dividir o espaço, que é único, a ambas as partes. É a razão e o bom-senso,
sem a influência de qualquer concepção extremista, que isso determina. Abraço e parabéns por mais um brilhante post!
Caro Amigo,
Toda guerra é uma merda.
Abração!
Postar um comentário
<< Home